Digite o assunto que precisa em nosso blog




domingo

Apontamentos - Domingo de Pentecostes - 12/06/2011

Apontamentos do Domingo de Pentecostes 12/06/2011


Domingo, 12 de Junho de 2011


- O que originariamente foi uma festa agrícola, passou a ser para os israelitas, por ocasião da entrega dos 10 Mandamentos, a festa da formação do povo de Deus. No monte Sinai Deus entregou a Constituição para o seu povo. Os Mandamentos representam a identidade do povo de Deus.
- No novo Pentecostes, derramando o Espírito Santo sobre a primitiva comunidade dos discípulos, o Senhor Jesus faz nascer a Igreja, o novo povo de Deus, formado não por uma raça, mas por todas as raças, reunidas em torno da Palavra. A diversidade não deve ser ocasião de divisão, mas de enriquecimento complementar.
- A identidade deste povo novo é a missão de transformar a face da terra - envia teu Espírito, Senhor, e renova a face da Terra. Tarefa ingente, sem dúvida, mas conta com o auxílio do Espírito de Deus, derramado sobre cada um dos seguidores - as chamas pousavam sobre a cabeça de cada um. Vale analisar: quem, na realidade está mudando quem? Os cristãos estão mudando o mundo ou o mundo está contaminando os cristãos? É preciso confiar mais na presença e no vigor do Espírito de Deus.

**************************************************************

- Na oração principal da missa suplicamos a Deus que realize no coração dos fieis as maravilhas operadas no início da jornada cristã. De fato, a presença do Espírito de Deus é certeza de uma ação maravilhosa, vide Gênesis, Anunciação a Maria.
- Acompanhando as narrativas do envio do Espírito da Verdade percebemos que a grande maravilha aconteceu no interior da vida dos discípulos - entenderam a mensagem de Jesus, compreenderam que em suas mãos estava a renovação da face da Terra e cheios de coragem e de alegria - do Espírito - saem anunciando a Maravilha Maior. Todos entendiam porque a mensagem atendia aos mais profundos anseios da alma humana: a Verdade ensinada por Jesus é Caminho e Vida.
- O mesmo Espírito é derramado sobre os cristãos de todos os tempos, com a explícita missão de renovar a face da Terra. No entanto, parece que é o mundo que exerce mais influência sobre os cristãos. Não seria porque ainda não acolhemos de coração livre o dom do Espírito Santo? Outros valores presentes em nossa vida impedem a ação renovadora do Espírito de Deus. Falta tomarmos consciência do Dom que nos foi doado, da força que vem do alto. A maldade do mundo nos parece insuperável, nos encolhemos, vacilamos, retrocedendo à situação inicial dos discípulos que se escondiam por medo. O Espírito nos ilumina, nos conscientiza que temos uma alvissareira proposta para o mundo e generosamente destemidos nos propomos a anunciá-los, conforme a capacitação que o Espírito dá a cada um.


Livro Apontamentos para Assembléia Dominical
Lecionário - anos A, B, C
Pe Charles Borg
páginas 85 e 86

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui