Apontamentos do 19º Domingo do Tempo Comum - 07/08/2011
Domingo, 07 de Agosto de 2011
- A barca, presumivelmente de Pedro, é a chave da leitura. Os discípulos seguem a orientação de Jesus e iniciam a travessia. No meio da jornada enfrentam violenta tempestade. É o prenúncio da vida de cada comunidade, a travessia (evangelização) enfrentará contrariedades e oposições.
- Enquanto isso, Jesus retira-se para orar. Mas o seu retiro não O desliga dos discípulos. De madrugada, vai ao encontro deles e lhes devolve a confiança. Não tenham medo, estou aqui. De um bom amigo se espera presença nos momentos mais difíceis.
- Pedro quer confirmar a verdade de que com Jesus pode-se superar as adversidades. Mas ao invés de confiar no Mestre se deixa impressionar e amedrontar pela tempestade. Nem assim Jesus o abandona.
- Entrando na barca, a tempestade cessa. Nenhuma tempestade durará para sempre. As contrariedades, previsíveis, não devem amedrontar nem justificar acomodação. Jesus é maior que todas as ameaças. E demonstra ser verdadeiramente o Filho de Deus quando se faz presente e sustenta os discípulos atribulados. A mesma experiência viveu Elias.
Fonte: Apontamentos para a Assembléia Dominical
Lecionário - anos A, B, C.
Pe. Charles Borg
pág. 47
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui