Apontamentos do 4º Domingo da Quaresma - Ano C
Domingo, 10 de Março de 2013
4º Domingo da Quaresma
- A Bíblia segue uma pedagogia, abraçada também por Jesus em vários ensinamentos; divide a humanidade em duas grandes categorias. No caso da parábola de hoje, as categorias são daqueles que erram, e reconhecem seus erros, e dos que também falham, mas não reconhecem. Pelo contrário, consideram-se merecedores de tratamentos especiais, habilitados a censurar as atitudes do Criador.
- Provocado pela atitude presunçosa dos fariseus, Jesus propõe uma parábola que destaca a figura do pai que cerca com carinho os dois filhos. Vigilante e pressuroso, procura ambos. Ao que reconhece a falta, concede um perdão inimaginável... contetava-se em ser acolhido como servo, recupera a condição plena de filho. O outro, que se julgava credor, fica fora da festa... vivia com o pai, mas estava tão distante dele... vale meditar, qual dos dois andava longe do pai?
- Misericórdia quero, insiste Jesus. Não usa da misericórdia quem não tem consciência da imensidão do amor que gera o perdão. Não cultiva a misericórdia, quem não tem consciência do mal que pratica.
Fonte: Apontamentos para Assembléia Dominical
Lecionário - anos A, B, C.
Pe. Charles Borg
Página 183
Lecionário - anos A, B, C.
Pe. Charles Borg
Página 183
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário aqui